quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Do meu “Baú de letras”
Um dia desses me perguntaram quem eu era. E eu não soube dizer quem sou. Sei que sou, mas não sei dizer quem sou. Sou.
                                 *****
Pegando, casualmente, na minha estante, o “Perto do Coração Selvagem”, de Clarice Lispector, lá está na página número 21:  “É curioso como não sei dizer quem sou”. Eco?
                           *****
Enquanto envelhecemos nossos amigos mortos permanecem com a mesma idade em nossas lembranças. Só os vivos envelhecem.
                                               *****          
Um livro tem tantos autores quantos forem os seus leitores. Ninguém lê o livro que o autor escreveu.
                         ,*****
Quantos seriamos se todos os nossos amigos resolvessem escrever nossa biografia                              
                                     *****
                  O treinador agarrou o atleta pela cintura, deu o impulso e ele ergueu os braços, agarrou as argolas e crucificou-se no ar.
                                       *****
Aprendi que, Bashô, o nome do fixador da  moderna forma do haikai, significa: “bananeira”. A bananeira é uma árvore estranha. Só dá um cacho de cada vez. Cortada. Renasce do próprio tronco. É assim o haikai, nascido do tronco de um tanka?
                                           *****
É difícil traduzir em palavras o significado de um olhar.
                          *****
              Quando me sinto solitário pego um livro e povoo a minha solidão.

                            *****

               Tudo que havia de bom em ti,  recolhi como acervo em mim.

                                           *****

        Aos noventa e tantos, quem é antigo para mim?

              *****

Se os meninos de quatro ou cinco anos já se comunicam virtualmente e eu ainda estou aprendendo, quem é mais novo? Eles ou eu? Se eles já são senhors eu ainda sou junior?

                *****



Eu gostaria muito de entrar pela porta estreita, mas, quem tem a chave?

3 comentários:

  1. De fato, somos muitos num só... Não sou um só, definitivamente. No medo e na dor, me transfiguro. Na paz, sou um guerreiro, no pânico, um desertor...

    ResponderExcluir
  2. Essa resposta de idade ou de tempo de espera por respostas de quando? onde? e por Quês são difíceis de encontrar no meio de tantas letras que ficam escondidas em baús e computadores que esperam que alguém, "alguém?", pois é - quem será o descobridor de baús?. E onde encontrá-lo e que idade ele tem? O tempo está aí - senhor das respostas para quase tudo...

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu nome e o seu comentário

Widget is loading comments...