quinta-feira, 16 de julho de 2015


Meu caro Aniel:

Há vários dias que estou pensando em escrever para você, mas na hora de enfrentar o computador dá um desânimo. É que geralmente acontece depois de ver um jornal televisivo e o que se vê e ouve sobre o Brasil e o mundo é de estarrecer. Fico triste, sabe. No Brasil o que mais se ouve nesses últimos dez ou mais anos são dois palavrões. mensalão e petrolão. E os seus consequentes: lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, propina... e advogados, juízes, industriais, políticos algemados, colocados no porta mala de carros de polícia, enfim...
A quantidade de dinheiro surripiado é tão grande que se cobrada creio que daria para pagar a dívida pública brasileira. O principal fator do fracasso da economia brasileira, segundo ouço da maioria dos economistas entrevistados. Nunca imaginei que o Brasil tivesse tanto dinheiro em cofres particulares. Mama mia! E se não bastasse, vem agora o escândalo internacional da Fifa. Já imaginou quando começarem a fazer auditorias nas federações, clubes, na compra e venda de jogadores brasileiros?
Mas, vamos ao que nos interessa, literatura: acabo de ler uma antologia de poemas da russa Anna Akhmátova, organizada e traduzida do russo por Lauro Machado Coelho. Já a conhecia da leitura de poemas publicados em suplementos de jornais. O meu interesse, hoje, está na apresentação feita pelo tradutor. Lá pelas tantas, depois de falar sobre a sua poesia e o seu meio intelectual, o que ele conta me deu calafrios. Ele diz que todos os contemporâneos dela tiveram um fim trágico e dá alguns exemplos: Marina Tsvietaieva, Essênin, Maiakóvski,, Isaac Bábel, Borís Pilniák, Vladímir Nárbut, -Ossip Mandelshtám, Nicolái Zabolóstski, Damil Kharms e outros ou suicidaram-se ou desapareceram em campos de concentração.
Ela própria foi “perseguida pelas autoridades stalinistas, que além de proibiram-na de publicar seus trabalhos, teve de enfrentar o fuzilamento de seu primeiro marido, a morte do terceiro, num campo de concentração e a terrível angústia de ver o filho preso, sem causa comprovada. Conhecemos um pouco dessa histeria, aqui. O que me agrada nessa poeta é o tom intimista da sua poesia. Exemplo: “ O rei de olhos cinzentos
Glória a ti, inconsolável dor!
Ontem morreu o rei de olhos cinzentos.

A noite de outono era rubra e quente.
Meu marido, ao voltar, disse baixinho:

“Sabe, trouxeram-no da caçada,
acharam o corpo lá no velho carvalho.

Que pena da rainha. Tão jovem!...
Numa noite só ficou grisalha”

Pegou o seu cachimbo na lareira
e lá se foi ele pro trabalho noturno.

Agora vou acorda minha filhinha
E olhar para seus olhinhos cinzentos.

Na janela, o álamo murmura:
“Teu rei já não é mais Este mundo”.

Diz o introdutor, que esse é um de seus poemas mais populares. E que foi musicado por Serguêi Prokófiev. É também um dos que mais gosto.

Um grande abraço, Alberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu nome e o seu comentário

Widget is loading comments...