domingo, 13 de julho de 2014

                         


               

Ser ou não ser macaco

O affair discriminativo do torcedor que jogou uma banana no jogador Daniel Alves e a decisão de descasca-la e come-la, em campo, durante o jogo do Villarreal e Barcelona, no dia 27/04/2014, tem dado muito pano pras mangas, ou melhor, muita banana pros cachos. Até eu! E porque não?

Há os que louvaram o gesto e desenvolveram uma campanha com os dizeres de que “Todos somos macacos”, e outros que condenaram, achando que isso só faz piorar o racismo. Creio que estes venceram, pois, não li ou vi nada mais a respeito. Havia negros de ambos os lados. Os contra eram ou são os mais raivosos. Os a favor eram mais bem humorados. Prefiro esses.

Eu, mulato assumido, sou a favor da campanha, por duas razões: primeira, consultando a galeria de fotografias de macacos do Google confirmei a minha ideia de que como os homens e mulheres (para ser politicamente correto), existem macacos e macacas de várias tonalidades: preto, vermelho, esbranquiçados, sararas... De que cor seria o que jogou a banana?

 Segundo, não tenho preconceito contra os macacos ou qualquer outro bicho. Pois, se você crê em Deus deve acreditar que eles foram criados por Ele, com alguma serventia; se confiarem na ciência, darão credito a campanha, pois de acordo com André Langaney “O homem não descende do macaco, como geralmente se diz. Ele é um macaco”...””São os nossos genes, essas porções de cromossomos encerrados em nossas células, que determinam o que nós somos: indivíduos da espécie humana. Pois bem, os genes humanos não são, em absoluto, originais. A maior parte desses genes é idêntica aos dos chimpanzés.” E por ai vai.

Esses dados foram extraídos do livro “A mais bela história do Homem – De como a terra se tornou humana”. Da Difel. O livro é um diálogo entre André Langaney, Jean Clotes, Jean Guilaine e Dominique Simonnet. Na ocasião, Langaney pertencia a equipe do Museu do Homem, de Paris.

Essas notas veem a propósito da leitura do artigo “Humanizar, sim, macaquear não”, assinado pela juíza de direito e psicanalista, Maria do Socorro M. Bulcão, no Diário do Nordeste, de 8/06/14. Ora, juíza, grande parte dos especialistas que se manifestam sobre o comportamento dos brasileiros, dizem que nós somos peritos mesmo é em macaquear estrangeiros. Quem sabe a senhora já não  disse, algumas vezes?


No momento em que um dos principais assuntos no mundo é o controle do meio ambiente, seria interessante pesquisar quem mais o polui: o homem ou o macaco? Pense apenas nas árvores. Os homens preferem trata-las a motosserra; já, os macacos, habitando-as, conservam-nas inteirinhas, para utilidade deles e sorte nossa. E se divertem pulando de galho em galho, dando muito trato a paciência dos Sebastião Salgado, da vida, querendo documenta-los. Gaiatos. Quem sabe se nós assumíssemos um pouco do nosso lado chimpanzé o mundo não seria melhor?

6 comentários:

  1. Por isso: humanos, humanos e macacos, macacos!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li mas já gostei dos meus primos macacos.
    Helio Brasil

    ResponderExcluir
  4. Pois é. Deus nos fez á semelhança dos macacos. Teria dito ao anjo preguiçoso e incompetente que o ajudava (um aparentado do Lúcifer, até então Anjo da Luz, antes de entrar para a política) : "Ó rapaz, já fiz milhões de bichos.O elefante me deu um trabalhão das carambas. Pra pintar a zebra gastei muita tinta e muito tempo. A girafa, só pro pescoço, foi um semestre. O camelo, então, foi um custo. A camela queria três corcovas ( "O meu marido parece um cavalo corcunda" ela dizia). ficou com duas e olhe lá. O rinoceronte, apressado, saiu com o chifre no nariz. O prazer foi fazer o gato. Que beleza! Mas o tal do homem façam vocês mesmos. Olha copia aquele macaco. Aquele maiorzinho ali. É... mas tira o rabo. gasta muito material. Isso, isso.
    Mande ele falar. Tá bem. trepar (também) em árvore,não. Tem que ser ecológico... Comer banana, também? Vá lá. Bota pra jogar futebol..." Eta, macacada!!!!
    Helio Brasil

    ResponderExcluir
  5. A natureza criou o(a)... será que o nome dela é Deus? Eu creio que sim. Assim sendo o animal gente ou animal macaco tem seu espaço, criando e recriando sua existência. Preconceitos a parte o mais importante é que somos geneticamente quase irmãos, então nossa existência está ligada a essa família de "gente" que aje como macacos e eles(claro) que trabalham em circos e novelas muito bem. Que seja assim essa passagem aqui no planeta dos ... ou planeta terra, como queiram. Muito bem messie Albertor, seu blog é um espaço para reflexões em pleno domingo 13/07/2014 em final de copa do mundo no Brasil, com Argentina X Alemanha.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu nome e o seu comentário

Widget is loading comments...