sexta-feira, 14 de outubro de 2016




                                Lição nº 3

Finalmente “O Imoralista”. É a história de um jovem casado que, numa convalescência, recobra o gosto de viver ao conhecer um adolescente árabe. A propósito, copio as palavras da contra capa que diz que é com O Imoralista que Gide melhor justifica as palavras que o definiram para Jean-Paul Sartre: “ele nos ensinou, ou lembrou, que tudo podia ser dito – essa a sua audácia – mas segundo certas regras do bem dizer – essa a sua prudência”. Lições:
- Saber libertar-se não é nada; difícil é saber ser livre.
- Ser me ocupa bastante.
- Estudava minha vontade como se estuda uma lição;
- minha salvação dependia só de mim.
- ignorando as necessidades do meu corpo. Estudei-o pacientemente.
- não falava para não dizer nada.
- nunca fui um brilhante conversador;
- não se pode, ao mesmo tempo, ser sincero e parecer sincero.
- considero a sobriedade uma embriaguez mais poderosa; conservo com ela a lucidez.
- mentia ao dizer que não mentia mais.
- gosto bastante de ver para querer viver acordado,
- só existo totalmente.
              

La porte étroite


                                                           Lição nº 4

Grande parte da obra de Gide é baseada na sua própria vida. Mas há livros que são mais que outros. Entre os que mais citam: O Imoralista, A volta do filho pródigo, Se o grão não morre e A porta estreita. É desse que copio agora:
- vitórias que obtemos nós próprios.
-  Não és bastante forte para caminhar só?
- Não devemos julgar um homem através de um momento da sua vida.
- A vida inteira aparece-me sob a forma de uma longa viagem com ela, através dos livros, dos homens, dos países...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu nome e o seu comentário

Widget is loading comments...