quarta-feira, 11 de maio de 2016


                                 Voo Espacial

12/04/2016- Era o dia doze de abril de mil novecentos e sessenta e um. E as tantas da manhã corria a notícia: homem no espaço. A União Soviética tinha lançado no espaço o seu Vostok 1 tendo como tripulante: Yuri Gagarin. Era o prosseguimento de uma audaciosa aventura iniciada no dia quatro de outubro de mil novecentos e cinquenta e sete, quando a mesma União Soviética, enviara para o espaço o Sputnik 1, inaugurando a era espacial.

No dia cinco de novembro do mesmo ano (1957) os sovéticos lançaram o Sputnik 2, com a cadela Laika, a bordo (primeiro ser vivo a orbitar em torno da terra). Os americanos começaram a vociferar, por intermédio de suas sociedades de proteção animal, contra os riscos que a pequena cadela poderia sofrer. E naturalmente apressaram o Dr. Vom Braun a estudar as razões de seus fracassos. Há cinquenta e cinco anos!

Hoje, nada mais espanta nesse setor, ainda que futuramente o homem desembarque em Marte. O começo da era espacial gerou uma série de novos termos, músicas, poemas, moda, brinquedos, filmes, livros, principalmente de ficção cientifica, expressões, a começar pela a bela “A terra é azul”, de Gagarin. Os meninos começaram a atender pelo nome de Yuri. O vocabulário do dia a dia cresceu: Sputnik, nave, orbita espacial, cápsula, ogiva, cosmo, cosmonave, cosmonauta... Palavras que já existiam, mas que a partir daí adquiriram novas acepções e passaram a fazer parte do cotidiano.

Milhares de pessoas em todo o mundo envolveram-se em novas atividades. Outros feitos tão grandes ou maiores sucederam-se, mas nada se compara ao pequeno poema de Gagarim: “A terra é azul”. Apesar da chuva ácida, buraco negro, das marés vermelhas ou do lixo espacial ameaçando cair sobre nossas cabeças: Ave Gagarin!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu nome e o seu comentário

Widget is loading comments...