terça-feira, 24 de novembro de 2015



Papoulas ou hibiscos?

Uma das exigências que me fiz ao mudar do Rio de Janeiro para Fortaleza, em 1978, foi morar numa casa com um pequeno quintal. Estava cansado de morar em apartamentos. Em Manaus sempre morei em casas. É claro, na época, não havia edifícios de apartamentos. Gosto de plantas. Queria voltar a cultivar algumas.
Minha mãe gostava de rosas. Consegui oito espécies. Eu me enamorei de papoulas. Até que um dia conversando sobre as ditas com minha amiga Clóris, ela me corrigiu dizendo que o que admirava não era papoulas e sim, hibiscos. Não gostei do nome, mas quem sou eu? Diante dos eruditos falava de hibiscos, entre os meus iguais, era papoula, mesmo.
Ao nota-las, no Rio de Janeiro, pensei que só existisse uma espécie – as vermelhas, simples. Ao chegar aqui vi que há uma variedade muito grande de cores e formas. Cheguei a cultivar doze espécies; brancas, vermelhas, rosa, amarelas, roxas, creme ora com tonalidades mais fortes ou menos, simples ou dobradas. Fotografei-as.
Curioso que sou, procurei saber se havia diferença entre hibiscos e papoula. Consultei mestre Houaiss e ele me disse que sim. A papoula é encontrada, principalmente, do Irã a China. É um alcaloide e dela extrai-se o ópio e a morfina, por exemplo. Já o hibisco é natural das regiões tropicais, também um alcaloide, usado em medicamentos e na extração de fibras e graxas. Há mais de 300 espécies.
Fui depois ao professor Google em busca de imagens, das duas. Há também uma grande diversidade de formas e cores. Quando li que dela se extrai uma espécie de graxa, lembrei-me que em épocas de vacas magras, como a que está se aproximando, elas, as “papoulas”, eram usadas pelos “duros de então” para lustrar sapatos. Graxa de estudante.
Larissa, mestra em informática, presenteou-me com o painel, que ilustra essas pequenas notas. Fotos das espécies cultivadas na casa 990, da Rua Pedro de Queiroz, Fortaleza, Ceará, Brasil, por este amazonense, de ancestrais nordestinos. Êta, cabra da peste!

8 comentários:

  1. Papoulas ou hibiscos belas são todas,mas rosas, rosas, rosas são todas formosas, diria o preguiçoso baiano e com ele fico, que não entendo muito de motivos florais. A florzinha que me ficou de infância foi o jasmim, tão miúdo e oloroso - como diria Pinxinguinha - que enchia as noites irresponsáveis de um pacato e mal iluminado bairro chamado... chamado...Como se chamava? Ora esqueci o nome. ficou o perfume. De jasmim.

    ResponderExcluir
  2. Fico impressionada com a beleza dessas papoulas! Adoro ver este painel em seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Penso que se faz “heroína” da papoula e não cocaína!

    ResponderExcluir
  4. Nascida em Belém e como boa nortista que sou, também cresci chamando de papoula. Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de plantas, sou filho de agricultor e minha mães também as cultivava. Tenho também algumas dessas espécies só pra relaxar os olhos enquanto descanso.

    ResponderExcluir
  6. Como saber a diferença entre elas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que a que temos no Brasil é hibisco, já que o cultivo da Papoula é proibido no Brasil.

      Excluir
  7. Aqui em Manaus, sempre chamei de papapoul até umndi destes, descobrir q er hibisco.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu nome e o seu comentário

Widget is loading comments...