segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016



Fragmentos 2016


Li, por acaso, numa revista da barbearia, que o ano de 2016 será regido pelo astro rei – o Sol. Horóscopo ocidental. Que o número ideal é o 9 e que as cores são: amarelo, vermelho e laranja. Praticamente a mesma se considerarmos que as duas últimas veem da primeira. Terra é o elemento. Se pensarmos que 2015 foi um dos anos mais quentes desde que se começou a registrar a temperatura, este, vai ser Fogo. Se usarmos as cores indicadas ficaremos dourados, como também indicam alguns que será o ano.

No horóscopo chinês o ano será regido pelo Macaco de Fogo. Olha aí o fogo, de novo. “Ai que calor ô ô ô ...” Enquanto a regência do Sol só começará a partir do dia 20 de março, vindouro, a do Macaco já terá início no dia 8 de fevereiro e irá até janeiro de 2017. Na China, dizem que é feriado nacional e pelo que já vi na televisão em outros anos é como se fosse o nosso carnaval de tão fantasiado. Macaco de Fogo é o meu signo por esse horóscopo. E diz a revista, que será um ano de festas, viagens, aventuras e amizades. Olha, na minha idade, o que eu mais prezo de tudo isso é a amizade. Então, brasileiramente, desejo aos meus amigos e aos nem tanto: Feliz Ano Novo!

*****
O Brasil é governado pela búlgara? Vana Rusev, tendo por  vice o francês? Michel, cujo sobrenome é de se Temer. O presidente do Senado fica entre a França e a Espanha? pois é Renan Calleros (?). Já o presidente da Câmara é uma Cunha capaz de rachar até pedra. O Poder Judiciário é a ONU brasileira: Toffoli, Fux, Weber, Zvascki, presidida por Lewandowisk. A presidente fala uma mistura de brasileiro com búlgaro daí já existir até um livro para explica-la: o Dilmês. Quem sabe vem daí sua popularidade tão baixa? Abaixo de dois dígitos. Os súditos não a compreendem. Em vez de estudar grego não seria melhor umas aulas de brasileiro com o professor brasileiro Pasquale Cipro? Ele, tão crítico de jogadores e narradores de futebol, de anúncios de jornais e outdoors ou de mim se lesse estas notas, não ouve os discursos de madame?
*****

Desde que a palavra ecologia entrou na moda ouço dizer que a Mata Atlântica está em vias de extinção. Ora, se desde esse tempo cada pessoa que escreve ou reclama tivesse plantado uma árvore de seu ecossistema ela, a mata, com certeza já estaria completamente restaurada. Ou não?
*****
A propósito das provas náuticas que se realizarão na Baia da Guanabara, nas Olimpíadas deste ano (2016) “gringos” e brasileiros reclamam insistentemente da qualidade da água da Baia. Mas o que me deixa perplexo mesmo é que ninguém menciona o futuro do Mar Mediterrâneo, sendo “aterrado” de corpos humanos naufragados. Em vez de Berço da Civilização, de agora em diante será chamado de a Necrópole da Civilização? Os de memória curta já esqueceram que Jacques Cousteau há anos advertia sob o fundo poluído do histórico mar? E, agora...     

Deixe aqui o seu nome e o seu comentário

Widget is loading comments...